A criação do ARRISCADO é animada pelo mesmo espírito de outras iniciativas do Instituto D’Alma, como sua formação a preços mais acessíveis e sua clínica social. São todas iniciativas que visam descentralizar a psicanálise de seus eixos ricos, brancos, pequeno-burgueses.
Tendo isso em vista, o núcleo Arriscado centra suas atividades em dois dos dispositivos fundamentais do tripé de formação: estudos da teoria e supervisão.
Este é um núcleo de estudos pensado para profissionais da saúde mental, analistas formados e em formação, psicólogos, psiquiatras e profissionais que queiram aprofundar-se na teoria e na prática clínica de orientação lacaniana.
O mote de nosso núcleo é o matema A, o A barrado, o “ARRISCADO”: Matema do outro como falta, incompleto estruturalmente. O Outro experimentado como falta não nos dá garantias. Não nos afiança em um percurso que, feito de pactos, ainda assim envolve o risco radicalmente assumido por cada um. Dizer que “o psicanalista só se autoriza por si mesmo” não é reconfortante. Não basta comprar uma poltrona e um divã.
O analista é um implicante, um implicado.
Por isso, nosso objetivo é propor um dispositivo continuado de formação e interrogação. Atravessar matemas e grafos, espelhos e nós, pensar um fazer da psicanálise pelo avesso.
Sob coordenação de William Zeytounlian, o núcleo ARRISCADO conta com grupo de leitura contínuo, grupo de supervisão clínica semanal e cursos regulares que propõem interlocução e trocas com outras áreas do saber como a antropologia, as artes, a história, a sociologia, entre outras, no intuito de aprofundar-se na compreensão e na prática da teoria lacaniana no contexto do Brasil de 2023.
Mensalidade: R$250,00
Entrevista inicial gratuita.
Thin Title
A temporada do grupo de leitura de 2023 se dedicará à leitura do SEMINÁRIO II de Jacques Lacan, passando ainda pelas obras de Freud ("Projeto para uma psicologia científica" e "Para além do principio do prazer") e Edgar Allan Poe (A carta roubada).
Aqui embaixo tem um vídeo para que você veja um pouquinho de como funciona o grupo de leitura semanal do núcleo: